Meninos da Porteira
O que foi o projeto?
O projeto Meninos da Porteiro foi um projeto encomedado pela AD&M, Empresa Júnior de Admnistração da Universidade de Brasília, eles tem uma missão de impactar histórias e transformar realidades com a inovação e gestão. A mesma procurou a Orc’estra Gamificação com o objetivo de melhoria em: permanência dos membros, conhecimento de oportunidades, senso de liderança e propósito pessoal dos membros, ambos de forma gamificada.
Dentre os problemas a serem trabalhados na consultoria foram elencados a baixa permanência dos membros, na qual a alta rotação afetava o planejamento estratégico da empresa.
Foi visado o problema de pouco conhecimento das oportunidades oferecidas dentro da empresa, tendo a consequência de um baixo senso de liderança, afetando o propósito pessoal do membro, que se sente desmotivado e o problema de baixa permanência se repete.
Nossa solução
Foi elencado também a oportunidade de trazer uma vivência única para os membros da empresa, trabalhando com elementos de gamificação para ter o conhecimento da sua importância na formação profissional. Assim, fomentando a formação de lideranças futuras, e com isso, formando membros mais alinhados com os objetivos da empresa.
Tendo esse cenário, a AD&M tomou a decisão de cativar seus membros trazendo um diferencial para os mesmos, a gamificação. Assim, trazendo motivação e engajamento para aqueles que fazem parte da empresa, tornando o processo de conhecimento e pertencimento mais divertido e cativante, os envolvendo em uma narrativa gamificada com uma temática heroica e interessante, afim de diminuir também a taxa de evasão de membros.
Tendo isso em vista, as propostas do Design foram pensadas de modo a abranger todos os tipos de jogadores para, assim, cada usuário ser motivado por algum elemento presente na gamificação.
Para suprir as necessidades identificadas da AD&M, a temática escolhida foi ”Heróis”. O tema é um elemento utilizado para tornar a jornada do membro mais lúdica e atrativa. Para o mesmo foi pensada uma narrativa envolvente e dinâmica onde convocamos aqueles que tem interesse em salvar a empresa de um vilão fictício que roubou os arquivos mais importantes da AD&M, tal qual em grupo, deverão solucionar as problemáticas/desafios propostos para derrotar o “vilão”, com escolha das habilidades mais famosas de heróis e adequadas para cada desafio em questão.
Com a finalidade de captar percepções quanto ao uso do tema realizamos uma pesquisa com os membros da empresa e pudemos através da mesma observar que os participantes possuem preferência pelo tema, portanto, é importante usar elementos mais gerais sobre o tema, sem um grande aprofundamento no mesmo, sempre instruindo os envolvidos sobre os elementos utilizados.
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