Desvendando as Raízes da Gamificação: O que essa história revela para o Seu Sucesso Empresarial?

Já discutimos sobre as diferenças entre jogo e gamificação, mas você já se perguntou como a gamificação surgiu? Junte-se a nós na exploração da origem fascinante da gamificação!

A origem do termo "Gamification"

O conceito surgiu e foi primeiro citado em meados de 2003 pelo programador e game designer Nick Pelling, mas foi em 2010 que o termo começou a ser adotado e a ganhar popularidade.

 

Após esse período, a gamificação começou a ganhar cada vez mais destaque, principalmente com a febre dos smartphones e aplicativos móveis adquirindo ênfase na rotina e trabalho da sociedade. 

Podemos explicar isso pelo fato de que a gamificação é uma forma inovadora de engajar os usuários no dia a dia, tornando suas atividades envolventes e motivadoras com o uso de mecanismos e técnicas de jogos.

  • Gamificar processos e tarefas consegue transformar as experiências do usuário para outro nível!

Como a gamificação se consolidou no mercado?

  • Segundo uma pesquisa realizada pela Precedence Research, o mercado global de gamificação deve crescer 28% ao ano até 2032 e alcançar capitalização total quase dez vezes maior que a cifra atual. 

Como um mercado promissor para os próximos anos, a gamificação está cada vez mais presente em diversas empresas que buscam inovar suas soluções e seus processos. Apesar de todos os benefícios e crescimento do mercado de gamificação, ela pode ser ineficiente se for desenvolvida de forma genérica ao implementar sistemas de pontos, tabelas de classificação e distintivos em qualquer processo.

  • A gamificação deve construir experiências que equilibrem a competição e colaboração!

De acordo com um relatório sobre o mercado de gamificação da Mordor Intelligence, é esperado que a omissão no desenvolvimento significativo da gamificação possa resultar em 80% dos esforços como infrutíferos. O que sugere que a falta de uma abordagem mais estratégica pode levar a resultados ineficazes e, possivelmente, à subutilização do potencial da gamificação nas empresas. 

A gamificação se aplica em diversas áreas que envolvem o ser humano como centro do processo e da experiência, as quais podemos citar:

  • Educação e Pesquisa

  • Varejo

  • Tecnologia da Informação e Telecomunicações

  • Assistência Médica

A aplicação de processos e atividades gamificadas nessas áreas busca enriquecer a experiência dos clientes, gerar engajamento e motivação dos funcionários e recompensar pessoas para criar sentimentos de reconhecimento e pertencimento.

Varias empresas já estão inovando com a gamificação, e a sua?

  • Aprenda e aplique a gamificação como uma solução para transformar a experiência e o engajamento da sua empresa de forma única! Acesse nosso treinamento de gamificação:

https://orcestra.com.br/treinamento-gamificado/

 

Se interessou?

formulário de contato principal

Deixe uma resposta

Scroll to Top
%d