
Você sabia que jogos e gamificação não são a mesma coisa? Apesar de serem termos bem próximos, ambos apresentam características distintas. Entre no assunto e saiba de uma vez por todas a diferença entre jogos e gamificação.
Jogos / Games: Uma forma de entretenimento
Jogos, também conhecidos como games, são umas das principais formas de entretenimento da atualidade, mas como podemos definir esse conceito?
Segundo Karl Kapp, em seu livro “The Gamification of learning and instruction”: “Um game é um sistema no qual jogadores se engajam em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e feedback; e que gera um resultado quantificável frequentemente elicitando uma reação emocional”.
Portanto, os jogos buscam incentivar que seus jogadores atinjam os objetivos que são estabelecidos pelo sistema, ao definir as características citadas por Karl Kapp. Isso é realizado utilizando-se de técnicas e métodos que vão definir as regras do sistema para que o jogador se engaje com o game e veja propósito em jogá-lo.
Gamificação: Um design centrado no ser humano
De acordo com Yu-Kai-Chou, pioneiro na indústria da gamificação: “a gamificação é um design que dá maior ênfase à motivação humana no processo. Em essência, é um Design Focado no Ser Humano (em oposição ao “design focado na função”)”.
Quando entendemos o conceito de gamificação, a relação com jogos é inevitável. Isso porque a gamificação envolve utilizar das técnicas e elementos divertidos que os games utilizam, mas para contextos e atividades do mundo real.
Significa que aplicar e realizar gamificação é um processo de design focado em trabalhar os sentimentos, motivações e engajamento das pessoas quando estão realizando atividades. A gamificação busca tornar atividades mecânicas, improdutivas e entediantes em tarefas produtivas e prazerosas para que a pessoa sinta propósito e motivação em realizá-las.
Conclusão: Jogos X Gamificação
Os jogos são elaborados e desenvolvidos de acordo com elementos que buscam engajar os jogadores a se prenderem no sistema. Isso é feito ao se trabalhar os comportamentos humanos quando esses elementos são definidos. Já a gamificação busca utilizar desses elementos para aplicações da vida real com o objetivo de engajar e motivar as pessoas, quando realizarem tarefas ou aprenderem de forma mais produtiva.
Gamificação e jogos podem ser vistos como termos quase que idênticos por muitos. Mas analisamos que, no fundo, são aplicados em contextos diferentes por serem distintos em diversos aspectos.
Autor: Pedro Henrique da Silva Melo