
Sabemos que a reta final do ano é um momento crucial para muitas empresas em busca de novos talentos e a gamificação pode ser uma ótima ferramenta para alcançar os resultados esperados.
A gamificação é a prática de aplicar elementos motivacionais de jogos em contextos que não são de jogos. Com a gamificação podemos tornar qualquer tarefa mais divertida potencializando elementos já presentes nas atividades ou trazendo elementos novos. Um dos contextos que a gamificação é muito utilizada é nos processos seletivos.
Por que um processo seletivo precisa de gamificação?
Estamos na era digital na qual temos acesso a qualquer informação rapidamente e cada vez mais é levantada uma demanda de rapidez nas operações, e muitas vezes os processos seletivos não conseguem se adaptar a esse contexto de velocidade, causando impaciência e ansiedade nos candidatos e demora no retorno do investimento para as empresas.
Candidatos aproveitam mais o processo
Muitos processos seletivos possuem um longo período até a sua finalização, fazendo com que uma série de candidatos permaneçam durante todo o processo e fiquem frustrados por não serem aceitos no final.
A gamificação traz diversas técnicas e recursos para tornar mais divertido e dinâmico todo esse processo, assim um candidato pode não ter sido aprovado no final do período, mas ele terá tido uma experiência proveitosa durante todo esse tempo e não ficará tão desapontado com os resultados, assim aumentando a recorrência de candidatos no processo seletivo que já conhecem a cultura da empresa e seus processos, muitas vezes faltando detalhes para a aprovação final.
Mais economia para as empresas
A gamificação também pode trazer mais agilidade no seu processo seletivo, trazendo economia de tempo e recursos investidos das empresas nessa atividade tão importante.
Nos processos seletivos mais tradicionais é feito um cronograma com atividades sequenciais que os candidatos devem realizar, porém a gamificação traz novas possibilidades para você, podendo haver atividades simultâneas com outras formas de avaliação, por exemplo, com plataformas gamificadas que tornam o processo de avaliação mais automatizado, diminuindo o tempo de execução e o gasto com profissionais alocados para as atividades.
Uma empresa mais atual atenta às novas tendências
Empresas que procuram sempre inovar e trazer novos diferenciais em suas atividades trazem uma imagem de modernidade que muitos talentos estão à procura no mercado de trabalho.
A gamificação é uma das grandes tendências de tecnologia e incorporando ela nos seus processos seletivos você trará um perfil de candidato mais novo e atualizado com as novas tecnologias do mercado que trará um futuro promissor para a sua empresa.
Perigos na aplicação da gamificação
Muitas empresas se interessam pelo conceito de gamificação e aplicam sem ter o conhecimento necessário para tal, porém uma aplicação errada das técnicas pode causar um efeito contrário nas pessoas.
Exemplos:
Pessoas são motivadas por interações sociais, mas uma aplicação errada pode levar ao desespero por atenção, como vemos casos em redes sociais.
Os jogadores também podem se motivar pela incerteza dos resultados, porém uma aplicação errada pode levar ao vício, como vemos em cassinos e casas de apostas.
Pessoas também se motivam pela sensação de urgência e medo de perder, mas uma aplicação incorreta pode levar a ansiedade dos jogadores.
Esses são apenas alguns exemplos de possibilidades de aplicação da gamificação que você não quer que aconteça com os seus candidatos, por isso é de extrema importância ter contato com profissionais experientes e capacitados no assunto para garantir que a gamificação irá trazer uma experiência mais divertida para os participantes do processo.
Autor: Luan Melo Queiroz
Se interessou?
Vem conversar com a gente! Temos mais de 7 anos de experiência com gamificação com atuação em diversos projetos diferentes.