Recompensas que vão deixar sua gamificação viciante

Um dos maiores desafios para quem trabalha com o desenvolvimento de gamificação é manter o usuário entretido. Porém, às vezes essa tarefa pode se mostrar árdua. Com esse problema em mente, alguns designers de jogos criaram alguns frameworks com recompensas variadas para tentar solucionar esse problema, nesse blog abordaremos alguns deles.

Quais tipos de recompensas eu posso dar para um usuário continuar motivado?

Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao projetar uma gamificação é assumir que o dinheiro é a melhor recompensa de todas. Porém, se a quantidade de dinheiro não for grande o suficiente, não irá motivar o usuário, evidências mostram que recompensas tangíveis têm sérios problemas em motivar uma pessoa, às vezes dependendo da recompensa você pode desmotivar o usuário. Como, por exemplo:

  • Desistência do usuário: Se suas recompensas não parecerem boas nos primeiros instantes, você arrisca perder mais usuários do que se nunca tivesse incluído as recompensas em primeiro lugar.
  • Recompensas muito caras: Apesar de serem caras, não são bem-vindas ou desejadas pelo destinatário. Esses presentes podem ser considerados um desperdício de dinheiro e, às vezes, até ofensivos.
  • Ou são muito baratos: Os usuários respondem a recompensas baratas assim como respondem a coisas baratas no mundo real: com desdém.

Para evitar que esses problemas acontecessem, o designer de jogos canadense Gabe Zichermann, criou o framework SAPS(Status, Access, Power and Stuff). Esse framework tenta estruturar os quatro elementos de forma hierárquica, sendo o Status a recompensa mais desejada e a Stuff a menos desejável. Agora abordaremos cada um deles:

Status: É a melhor forma de recompensa, quem não quer ficar famoso e ser reconhecido por algum feito? Um bom exemplo, foi no jogo Elden Ring, que um jogador com o codinome “Let me solo her” foi reconhecido pela Fromsoft (Empresa que desenvolveu o jogo) após derrotar um determinado chefe mil vezes. “STATUS É PODER”.

  • Acess: Recompensas que dão oportunidade aos usuários de interagir de forma privada, ou especial com sua empresa ou serviço. Por exemplo, uma recompensa de acesso pode ser dar aos melhores jogadores a oportunidade de ganhar um jantar com o CEO da sua empresa ou um tour pelos seus escritórios.
  • Power: Recompensas do tipo “poder” especificamente dão aos jogadores o direito de “superar” os outros. Isso pode ser na forma de uma posição de moderador (se estiver em um fórum ou site interativo, digamos) ou algum item único de um jogo.
  • Stuff: E por último temos as (Outras coisas) Somente após esgotar todas as outras opções, você deve considerar incluir coisas em seu design de gamificação. Obviamente, se você tiver brindes incríveis, recomendo compartilhar a riqueza.

É importante notar que as recompensas devem ser desafiadoras e significativas o suficiente para manter o interesse dos jogadores, mas também devem ser alcançáveis e proporcionais ao esforço necessário para alcançá-las. Além disso, os jogadores devem ser informados sobre quais recompensas estão disponíveis e como alcançá-las, para que saibam exatamente o que precisam fazer para progredir e continuar jogando.

Em resumo, as recompensas são uma excelente forma de motivar os jogadores a continuar jogando, e existem vários tipos diferentes de recompensas que podem ser usadas para alcançar esse objetivo, desde recompensas de progresso até recompensas de fidelidade.

Data de publicação: 31/01/2023

Autor: Leandro Silva

1 comentário em “Recompensas que vão deixar sua gamificação viciante”

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