
Atualmente, na Copa do Mundo de 2022, a importância de se ter um time bem organizado e estruturado, além da importância de uma gerência de time bem focada e centrada, podendo como um todo afetar o pensamento de equipe, resultando em benefícios ou malefícios.
Tendo em vista esse pensamento, fica perceptível que ele se relaciona bem com a metodologia AGILE, esta que define o papel que cada um tem, assim como ações a serem tomadas, processos a serem desenvolvidos e práticas que devem ser feitas. Isso além da framework SCRUM, sendo basicamente uma forma para executar demandas em ordem estruturadas previamente, sendo um bom partido para a AGILE.
Essas técnicas não precisam ser imutáveis, no qual cada um ‘fica em seu quadrado’ é necessário também que haja uma certa maturidade em se tomar atitudes para que o projeto como um todo não seja parado, de forma que o mesmo não tenha prejuízos.
Relacionando a Copa do Mundo, é visível claramente que é necessária uma ótima gerência para aplicação de técnicas que estão muito relacionadas ao AGILE e SCRUM, para que um time ganhe não somente um jogo, mas também o campeonato. Temos diversos exemplos dessa relação entre a Copa, AGILE e SCRUM, com isso, a seguir estão alguns exemplos dessa relação:
Como primeiro exemplo, tem-se o gol de voleio do jogador Richarlison, que aconteceu nesta Copa do Mundo de 2022, contra a Sérvia, que não foi um mero acaso do destino ele ter acertado tal jogada, mas sim anos de dedicação e prática. O que para quem acompanha a mais tempo o jogador sabe que desde a época em que o mesmo jogava no Fluminense ele havia feito uma jogada parecida, isso no jogo contra o Liverpool na copa Sul Americana de 2017. Evidenciando também tal dedicação existem.
As gravações dos treinos da seleção brasileira. Em que se é possível ver Richarlison treinando desde esses momentos para alcançar tal maestria. Isso para que quando chegasse o momento certo o jogador se adapte às condições em que ele esteve e realizasse o gol de maneira rápida e certeira, com a maior flexibilidade possível. Ao relacionar isso com o AGILE, é notório que a forma na qual o objetivo de alcançar o gol, enquanto os jogadores defendem seu campo, é uma ideia relacionada com a cultura AGILE e que assim resulta na satisfação de nós como torcedores (clientes).
Como segundo e último exemplo, tem-se este último jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022, contra a Croácia. Em que diversos fatores levaram a sua derrota, que vão desde a gerência de quem ia jogar até a motivação dos jogadores para tomar ações que ganharam o jogo. Claro que não é errado testar e falhar, já que isso faz parte do processo, mas às vezes erros acabam acontecendo por algum motivo que está fora do controle das pessoas. O que pode levar ao fim catastrófico do que ocorreu em campo. Pensando nisso, o técnico da seleção brasileira, como um gerente, deveria ser o último de seu time a sair do campo, não o primeiro como ocorreu, que acabou deixando para trás jogadores com corações arrasados e uma possível perda de confiança com alguns jogadores e com a torcida.
Relacionando isso com o SCRUM, percebe-se que a forma na qual os jogadores se dividiram, sendo em mini-equipes na qual uma ataca e outra defende, serviria positivamente para ganhar a partida. Porém, essa divisão foi quebrada e os conselhos do gerente (técnico) não foram escutados, o que levou a uma perda trágica. Durante uma partida existem muitas atividades a serem feitas para ganhar o jogo, não somente ‘defender o meio’ era a solução, mas também o trabalho em equipe e maturidade do time em saber qual atividade realizada que será benéfica ou que irá atrapalhar o desenvolvimento do time. Isso porque, por mais que existam pessoas ótimas num grupo, que consigam realizar trabalhos complexos e que exigem tomadas de atitudes rápidas, é necessário que para atividades maiores tenham-se mais pessoas junto a ela para ajudar, porque não é somente uma pessoa que se compõe um time.
Deixamos nossos agradecimentos por chegar até aqui, esperamos que a leitura tenha sido esclarecedora no que tange o assunto e seus relacionados, de forma que tenha se entendido a existência de diversos tópicos que abordam este tema por esta rede social. Venha saber mais sobre SCRUM no nosso artigo “Scrum: como fazer mais em menos tempo”
Data da publicação: 17/12/2022