Como a gamificação pode agregar no ambiente esportivo

Em pleno ano da copa do mundo não se para de falar sobre o grandioso esporte que é o futebol. Reunindo as maiores seleções do mundo para disputar a glória de ser reconhecido como a melhor, apenas o fato de ver sua seleção em campo é motivo para levar multidões à loucura. O que as pessoas não reparam é que existe uma forte relação entre esse ambiente esportivo e a gamificação.

Quando falamos de animação, engajamento e motivação, não podemos fugir da gamificação, sendo exatamente o que acontece em vários contextos da realidade, como uma partida de esporte. Para melhor entendimento, vamos falar sobre a gamificação.

A gamificação é a utilização de elementos e técnicas de design de jogos em contextos da realidade. Estas técnicas podem encorajar as pessoas a realizar tarefas que elas normalmente consideram chatas, possuindo um grande poder quando aplicada em um contexto certo. Com isso em mente, vamos falar sobre as relações entre esporte e gamificação.

Relações entre esporte e gamificação

A motivação e engajamento entre os jogadores é algo que está presente em ambos os contextos, quando os jogadores entram no campo, eles estão motivados a trabalharem juntos e de forma sincronizada para ganhar a disputa, a gamificação também tenta trazer esse sentimento para as pessoas.

Porém, se os adversários forem fáceis de vencer, vai rolar uma desanimação por parte dos jogadores, pois não há desafio suficiente para despertar o espírito de competição. A gamificação busca tornar uma tarefa não muito fácil e nem muito difícil para manter a pessoa engajada em sua tarefa e não cause desanimação. Por último, a utilização de prêmios e rankings também é uma forma de manter os jogadores animados, porém não deve ser a única forma.

Outra relação interessante é o técnico de um time de futebol, ele sempre enxerga o melhor nas pessoas e sabe que, com uma boa dose de motivação, elas conseguem dar o seu melhor para defender a camisa. Isso também acontece no ambiente organizacional quando incentivamos os colaboradores a serem pessoas melhores, e eles se tornam engajados com a empresa.

Gamificação e a prática de esportes

Com os avanços tecnológicos e a combinação de técnicas de gamificação, foi possível levar esse engajamento que acontece durante as partidas, para fora dos estádios. Grandes empresas no ramo de artigos esportivos apostaram na ideia da gamificação e desenvolveram aplicativos que conectam esportistas do mundo, com o simples objetivo de praticar esportes, como, por exemplo, o Nike+, Training Club e o Nike + Run Club. Esse assunto em específico é mais abordado na postagem sobre Gamificações utilizadas em empresas famosas que geraram  grandes resultados.

Por fim, percebemos que a gamificação pode ser encaixada em diversos contexto, não faltando espaço para o meio esportivo.

Deixe uma resposta

Scroll to Top
%d