
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é muito importante para a vida de um universitário, pois o estudante pode colocar em prática os conhecimentos que adquiriu na faculdade e, simultaneamente, se capacitar para o mercado de trabalho e adquirir conhecimentos que fogem do escopo da faculdade. Vale lembrar, que ficamos às vezes em dúvida na hora certa de procurar um emprego ou se é melhor se capacitar mais, porém ao participar de uma empresa júnior você consegue responder essa pergunta, porque vai conseguir a vivência de uma empresa, na prática. Mas antes de tudo o que é uma empresa júnior?
O que é uma empresa júnior?
Uma empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos formadas por estudantes de graduação. Sendo seu objetivo principal, promover o conhecimento e o crescimento pessoal e profissional dos jovens, formando por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o Brasil em um país empreendedor. Agora vem a pergunta, por que eu deveria entrar em uma empresa júnior ao invés de procurar um estágio?
Além de colocar em prática todo o conhecimento que você adquiriu na graduação, como dito anteriormente, você vai aumentar o seu networking. O que possibilita uma chance de conseguir um bom emprego, lembrando que ao participar de uma empresa júnior, você sai na frente de seus concorrentes, pois quem participou do MEJ é bem-visto pelas empresas. Vale ressaltar que existem processos seletivos exclusivos para quem já participou do MEJ, como, por exemplo, a empresa de máquina de cartão Stone.
Eventos realizados no MEJ
Quando falamos que ao entrar em uma empresa júnior você vai conseguir aumentar muito seu networking, isso não é brincadeira. Anualmente acontece o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), visando conectar e potencializar os resultados do Movimento Empresa Júnior brasileiro. Tendo oportunidades de participar de palestras, workshops e cases, além de participar de rodas de discussão e minicursos, tudo isso em contato diário com outros jovens do MEJ.
Ficou interessado no MEJ?
Se em sua faculdade possui alguma empresa júnior, não perca a oportunidade de participar, pois vai ser uma experiência que será levada para sua vida. Pessoas que você vai conhecer, vidas que você vai mudar de alguma forma oferecendo o seu serviço e por último não menos importante, estará contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo do Brasil. Se você gostou da ideia de participar de uma empresa júnior e é estudante da Universidade de Brasília (UnB), fique ligado, pois as inscrições da orc’estra gamificação estão chegando. Fala jovem, quer mudar sua vida?