
Hoje em dia não é novidade para ninguém que a gamificação tem grande importância no quesito de engajar o público, principalmente quando se precisa obter melhores resultados rapidamente ou simplesmente transformar um ambiente tenso de trabalho em algo prazeroso e produtivo. Nesta postagem, conheça empresas de grande nome no mercado que utilizaram a gamificação de alguma maneira e obtiveram grandes resultados.
Domino’s pizza

Quando se trata de pizza a Domino’s pizza é referência no mercado, com mais de 13.000 lojas em 83 países, atualmente é a maior rede de entregas de pizzas do mundo. Com tanta excelência vem a pergunta, como essa empresa de grande prestígio consegue tantos feitos? Uma porcentagem dessa resposta vem por meio da qualidade dos funcionários que a Domino’s contrata.
Em 2011, a Domino’s lançou o aplicativo gamificado chamado “Pizza Hero”. A primeira vista parecia ser um aplicativo para produzir pizza, porém a empresa viu uma oportunidade de recrutar chefs de pizza por meio dessa ferramenta. Jogadores particularmente habilidosos receberam um convite para uma entrevista de emprego. Mais importante, a entrevista de emprego só era estendida ao usuário que atingir uma certa proficiência na produção de pizzas, levando em consideração a qualidade, tempo de preparo e a criatividade.
Ford Motors
A empresa multinacional produtora de automóveis Ford, dispensa apresentações.
Ao se preocupar com o meio ambiente, a empresa está utilizando a gamificação para acelerar o desenvolvimento dos veículos autônomos e para aprimorar a experiência dos clientes. A tecnologia SmartGauge presente no Fusion Hybrid, por exemplo, recompensa o motorista quando ele dirige de forma econômica. O aplicativo MyFord Mobile incentiva o usuário a utilizar carros elétricos, por meio de um sistema de balões ou bolhas que representam a quantidade reduzida de CO2 que o usuário proporciona ao utilizar um carro elétrico. O que é bem parecido com o aplicativo “forest”. A Ford também está usando elementos de gamificação no desenvolvimento do Mode:Link, um aplicativo experimental de planejamento de viagem com bicicleta elétrica.
Nike

A empresa de artigos esportivos Nike é líder em seu segmento, não é exceção que ela não tenha visto o potencial da gamificação, foi uma das primeiras a implementar ela para engajar seus clientes, por meio de um aplicativo que trabalha os aspectos de gamificação: motivação, engajamento e criação de senso de comunidade e evolução através de recompensas gratificantes. O Nike Training Club é um aplicativo de treinos desenhados de acordo com o perfil e objetivos do usuário, detalhados em áudio e vídeo para que possam ser feitos em qualquer lugar. Já o Nike Run Club, voltado para usuários que querem transformar e acompanhar o crescimento dos seus treinos de corrida. Além do sistema de pontuação dentro da própria plataforma, os aplicativos também permitem que os usuários compartilhem nas redes sociais as evoluções e conquistas, de forma a motivar outros usuários a baixarem o aplicativo. Criando, assim, uma competição saudável entre os usuários.
Por fim, vale ressaltar que para uma gamificação seja bem feita, não basta colocar um sistema de pontuação. Precisa ser realizado um estudo do ambiente e das pessoas envolvidas. Além disso, uma gamificação não necessariamente precisa ser um aplicativo, já que utilizar uma aplicação web ou até mesmo um manual gamificado conseguem oferecer grandes resultados para uma gamificação bem aplicada. A Orc’estra Gamificação está por dentro de tudo isso e muito mais.
Conhece outra empresa que aplicou alguma espécie de gamificação não comentada acima? deixe nos comentários.