Profissões e habilidades do futuro

Com a evolução da tecnologia, robotização de trabalhos e necessidade de agilizar a produção, o mercado de trabalho está se modificando. Nesse contexto, algumas perguntas são formuladas e nós iremos ajudar você a entendê-las: Ter curso superior garante aquisição de uma carreira? Quais serão as habilidades necessárias para se adequar a essas mudanças? O que precisa estudar para se manter atualizado?
 

Qual o papel da faculdade?

No Brasil, ter um ensino superior é essencial para a construção de uma carreira, pois é mais valorizado e procurado por empresas, os salários alcançados podem ser maiores, na área de concursos os de nível superior tem maior possibilidade de ascensão profissional, além de incrementar o currículo e trazer melhores oportunidades profissionais.
Porém, no contexto atual ter concluído a faculdade não garante um emprego, principalmente pela saturação em algumas áreas, empregadores mais exigentes, a substituição do trabalho manual por máquinas e inteligência artificial. Assim, para que garanta seu espaço existem habilidades que serão necessárias para se desenvolver e adentrar no mercado de trabalho.

E quais são essas habilidades?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mckinsey, uma empresa norte-americana de consultoria americana, considerada a líder mundial de consultoria empresarial, algum conjunto de habilidades serão necessários para o futuro:
Altas habilidades cognitivas: Voltadas para compreensão de estímulos e informações externas e resposta adequada a esses estímulos ou informações. Como exemplo temos: escrita ou digitação avançada, análise estatística, pensamento crítico.
Habilidades sociais e emocionais: Como trabalhar em grupo e lidar com pessoas. Por exemplo, ter boa comunicação, inteligência emocional e adaptabilidade.
Habilidades tecnológicas: Saber o básico de tecnologia para lidar com máquinas e as novas tecnologias. Saber como realizar pesquisas mais eficientemente nos mecanismos atuais, tais como google, bing, etc., saber o básico de excel, backup e de programação, são exemplos desse conjunto de habilidades.

Como adquirir essas habilidades?

Para adquirir as habilidades anteriormente citadas alguns conteúdos podem ajudar:
  • Cursos de digitação;
  • Cursos de línguas, principalmente inglês;
  • Básico de segurança de dados, conhecer e seguir as práticas mais recomendadas para manter informações importantes seguras;
  • HTML básico, linguagem em que as páginas da rede são escritas;
  • Gerenciar abas e atalhos de teclado que agilizam o trabalho;
  • Básico de como atualizar o sistema operacional;
  • Realizar backup e upload de arquivos;
Pensando nessas habilidades e na necessidade de agilizar os trabalhos, uma metodologia que pode auxiliar na capacitação, principalmente para empresas que buscam impulsionar seus funcionários, é o Scrum, uma metodologia ágil de planejamento e gestão de projetos.

Como o Scrum pode ajudar?

 Visando agilizar o desenvolvimento de projetos, o Scrum trabalha com divisão em equipes as quais irão se autogerenciar para bater a meta definida pelo líder do projeto, incentivando interações e trabalho em time, dessa forma trabalha as habilidades sociais e emocionais na prática. Além disso, o trabalho em ciclos do Scrum, chamados de sprints, exige do time maior compreensão do problema e agilidade na resposta, auxiliando no desenvolvimento de habilidades cognitivas individuais.
 
Para saber mais sobre scrum e seus benefícios fique a vontade para ler nosso post Scrum: Como fazer mais em menos tempo, para navegar pelo blog, nos seguir nas redes sociais (Linkedin, Instagram e Facebook), ouvir nosso podcast ou entrar em contato conosco!

Aplicando na sua empresa

Agora que você já sabe como o scrum pode ajudar a aprimorar as habilidades do futuro, deve estar se perguntando “Como eu coloco essa metodologia em prática?”, afinal, saber a teoria e aplicar a prática são coisas diferentes. Mas não se preocupe que nós temos a resposta para você!
 
O Treinamento Gamificado de Scrum oferece tudo que você precisa saber para iniciar uma boa gestão e execução de projetos utilizando esse framework. Os participantes aprendem sobre os diferentes papéis, rituais, artefatos e métricas do Scrum na teoria e na prática! 
 
Você consegue mais detalhes sobre esse serviço na página de Treinamentos do nosso site, além de poder conferir no nosso portfólio outros trabalhos realizados pela empresa. 
 
 
Texto por: Cibele Goudinho – Assessora de Marketing
 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: