
Muitas pessoas pensam que a gamificação pode não ser uma boa estratégia para seu negócio ou empresa, já que quando se toca no termo “Gamificação” pode levar a um pensamento sobre algo infantil e não tão sério por se tratar de algo limitado aos “games”, ou que é apenas sobre os famosos “Points, Badges and Leaderboards” (Pontos,
Distintivos e Quadro de líderes), que nem sempre são tão bem vindos.
Mas hoje, venho aqui falar um pouco melhor de como a gamificação pode se adaptar ao que se é desejado ou necessário com a sua personalização, que pode ser direcionada em algumas áreas, como o engajamento tanto de clientes quanto de funcionários, treinamentos, educação e motivação.
Engajamento

Inúmeras empresas usam a gamificação para melhorar o engajamento de seus funcionários melhorar a performance e mantê-los motivados em seus trabalhos, fazendo com que coisas do dia a dia não se tornem tão cansativas e repetitivas, tornando também atividades do trabalho mais divertidas. Ou simplesmente dando um outro foco para conseguirem realizar os seus objetivos no trabalho, como foi o exemplo da Google, que implementou um “jogo” de despesas em viagem de negócios, em que o que era economizado por seus funcionários era voltado como adicional em seus salários.
Um outro exemplo foi da pizzaria Domino’s, onde foi implementado um treinamento (esses que vamos falar um pouco mais a frente) em forma de minigame para fazer com que os funcionários entendessem melhor o cardápio do restaurante, com práticas básicas de pontos, níveis e conquistas.
Além do engajamento de funcionários, há também para o empenho dos clientes, muito utilizado para trazer um certo comprometimento do mesmo com a empresa, como foi o caso da Nike com a sua campanha do NikeFuel, em que os usuários se cadastram com seus smartphones, que acompanham suas atividades físicas e, dessa forma, os usuários competem entre si, sendo disponibilizados troféus e recompensas especiais para os participantes, o que ajudou na motivação dos envolvidos e na divulgação da marca com post de seus resultados dos próprios usuários em suas redes sociais.
Treinamentos

Uma outra maneira que a gamificação pode ser utilizada por empresas é no uso de treinamentos gamificados, onde conceitos são trabalhados do teórico ao prático, com o intuito de potencializar o aprendizado dos funcionários.
Essa prática traz competições sadias, motiva pessoas a se darem melhor, gerando sentimento de confiança, construindo um ambiente mais leve para o aprendizado, onde uma temática de jogo pode preparar os talentos da sua empresa para desafios mais a frente.
Ficou interessado(a)? Na Orc’estra, nós oferecemos treinamentos gamificados em nosso “Orc’shop” e caso queira saber mais sobre nossos treinamentos, acesse nosso site e fique por dentro do que temos a oferecer para sua empresa.
Educação

Um lugar que a gamificação também é muito utilizada, é na educação, onde já existe em escolas ao redor do mundo, aplicativos de estudos, dentre muitos outros ambientes, facilitando o aprendizado e a educação de vários estudantes.
A gamificação na educação é uma das alternativas usadas para combater o método tradicional de aprendizado utilizado em boa parte do mundo por escolas e professores, que pode ser considerado por muitos como insuficiente ou que não trás o engajamento necessário para que os estudantes queiram de fato estudar.
Mas caso você esteja se perguntando “Será que dá certo misturar jogos com educação?”, confira sobre a Gamificação na educação em outro post em nosso blog.
Vimos que a gamificação pode estar implementada de diversas maneiras, em várias áreas e com vários intuitos, com uma ideia de tentar motivar mais as pessoas com elementos de jogos, logo, a gamificação pode ser personalizável de inúmeras formas e maneiras de acordo como seu público, como crianças em um aplicativo para educação, treinamentos para melhorar eficiência de funcionários em uma empresa, e formas para empenhar clientes e usuários, tendo como base também, o engajamento.