A extensa aplicação da Gamificação

Em um primeiro contato com a Gamificação e seus recursos de aumento da motivação e engajamento, talvez você tenha se perguntado se esses mecanismos se adequariam ao seu nicho de trabalho ou à sua vida pessoal.
 
Assim, o intuito dessa postagem é guiar você pela extensa aplicação da Gamificação nos mais diferentes setores da economia e aspectos da organização pessoal.

Diferentes setores, soluções personalizadas

Antes de exemplificar como a Gamificação ajudou os mais diversos nichos de mercado é necessário lembrar que a sua aplicação não é padronizada como uma receita de bolo que deve ser seguida à risca para funcionar, ou seja, as ferramentas gamificadas aplicadas em um e-commerce podem não ser tão bem aproveitadas em um escritório de contabilidade e vice-versa.
 
Somente uma coisa é padronizada, seja qual for seu nicho: organização pessoal, educação, alimentação, e-commerce, automotivo, entretenimento, engenharia, hotelaria e entre outros, a Gamificação tem uma solução para você.
Tendo isso em mente, vamos conhecer algumas empresas diferentes entre si que compartilham algo em comum, ferramentas gamificadas
 

Starbucks – My Starbucks Rewards

 
O “My Starbucks Rewards” é um programa de fidelidade gamificado da multinacional do setor alimentício com maior rede de cafeterias do mundo. Ao se cadastrar na plataforma, o cliente ganha pontos em cada compra nas cafeterias da rede, esses pontos podem ser resgatados em forma de bebida e comida grátis no Starbucks.
 
Vale a pena se colocar no lugar do cliente na hora de fazer essa escolha, por que comprar em outra cafeteria se eu ganho bônus na Starbucks?

Google – Google Opinion Rewards

 
O “Google Opinion Rewards” é a ferramenta gamificada de pesquisa de satisfação e validação para usuários, a partir desse aplicativo o usuário responde pesquisas de produtos, enquetes e avalia sugestões de serviços em troca de recompensas monetárias que podem ser resgatadas dentro da loja online de apps, ebook’s, filmes e livros da Google.
 
A multinacional de serviços online e software é uma das grandes adeptas da Gamificação, desde os seus processos internos de desenvolvimento e organização até a experiência intuitiva e engajadora dos seus milhões de clientes.

Banco do Brasil – Treinamento de funcionários

A gamificação também se estende aos processos internos de várias empresas por exemplo, o treinamento dos funcionários do Banco do Brasil.
 
Em 2019, a instituição financeira botou em prática um sistema de capacitação para novos funcionários elaborado em forma de jogo com 6 fases que tinham como objetivo desenvolver autoconhecimento, gestão de carreia e conhecimento da área de trabalho, o intuito era tornar o processo de formação de futuros líderes mais atrativo para os colaboradores.
 

Gamificação no desenvolvimento e organização pessoal

Então, a Gamificação é uma ótima ferramenta para empresas, mas e se você não for colaborador e nem dono de uma empresa? Sem problemas, o intuito da Gamificação é aumentar o prazer e o engajamento ao realizar tarefas cotidianas exaustivas e desmotivantes, sejam elas trabalhos corporativos sejam atividades pessoais.
 
Quem nunca se sentiu desmotivado em seguir uma rotina de treinos, estudar um novo assunto difícil e organizar seus afazeres? Para isso, existem aplicativos e métodos que trazem à essas atividades maçantes uma sensação de desenvolvimento pessoal e prazer.

Duolingo

 
Aprender uma nova língua pode parecer difícil, e essa dificuldade se intensifica quando o método de ensino é cansativo e pouco interativo. Para isso surgiu o Duolingo, um app gamificado gratuito que ensina uma nova língua para os usuários por meio de atividades interativas e sistemas de progressão de personagem.
 
O aplicativo envia diariamente dicas de pronúncia, atividades e desafios correspondentes ao seu nível, ao responder corretamente, o usuário ganha pontos de progressos que mostram o quanto sua habilidade já foi evoluída.

Zombies, Run!

Quer cuidar da sua saúde mas sente que falta um empurrãozinho para fazer mais exercícios? Nesse jogo você é convidado a se levantar do sofá e correr, pois uma horda de zumbis estão se aproximando.
 
O intuito do jogo é trazer um contexto engajador repletos de histórias e pontos que são alcançados quando o jogador atinge o número de passos determinados.
 
Ao colocar os fones de ouvido, o usuário escuta a marcha dos zumbis que se intensifica caso o jogador diminua sua velocidade, a proposta é incentivar a prática de exercícios enquanto um cenário fictício é explorado.
 
Ficou interessado pelos benefícios da Gamificação na sua vida? Leia também o nosso artigo sobre Qual tipo de motivação te impulsiona?. Siga-nos nas nossas redes sociais(Facebook, Instagram, Linkedin) e fique atento nas próximas novidades da gamificação e do mundo da tecnologia.
 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: