Como treinamentos gamificados podem beneficiar sua empresa

A capacitação a partir de treinamentos é uma estratégia que melhora o rendimento de empresas em diversas áreas, entretanto ela nem sempre alcança os resultados esperados devido a falta de engajamento dos participantes nas atividades. E como resolver isso? Com treinamentos gamificados.

Por que gamificar um treinamento?

Quem, no mundo empresarial, não quer ver todos seus colaboradores capacitados e em crescimento?
 
É a partir da capacitação que os funcionários crescem cada vez mais, e assim, a empresa progride em conjunto com eles. Em grande parte das vezes, os membros da empresa são capacitados a partir de treinamentos.
 
O treinamento prepara os funcionários para que eles se tornem mais rápidos e eficazes na realização das tarefas, mas também têm como objetivo deixa-los mais satisfeitos e engajados com o ambiente de trabalho.
Quando falamos em engajamento, a gamificação pode ser uma ferramenta muito eficaz, pois tem como objetivo deixar as pessoas mais motivadas e realizadas com o que fazem, no caso, o trabalho.
Então, por que não juntar o treinamento com a gamificação? Fazendo isso, podemos deixar a experiência dos colaboradores ainda melhor, como falamos bastante no post sobre impactos da gamificação no aprendizado.
 

Benefícios

O treinamento gamificado tem como objetivo capacitar os membros de um jeito que ele tenha uma participação mais ativa no treinamento, para que consigam absorver e fixar o máximo de conceitos possível, por meio de dinâmicas, trabalhos em grupos, entre outras atividades.
 
Em alguns casos essa participação ativa pode até ser virtual, como a gamificação realizada pela empresa siderúrgica Gerdau, que utilizou da realidade virtual para realizar treinamentos da certificação obrigatória de Análise Preliminar de Riscos (APR) e reduziu seu tempo de execução em 80%.
 
Dessa forma o participante consegue ter uma experiência incrível, tendo o aprendizado como consequência desta gamificação. Além do funcionário sair capacitado é uma ótima oportunidade para trabalhar o sentimento de pertencimento dos membros na empresa.
“A gamificação utiliza técnicas e processos no desenvolvimento de jogos em diversos contextos. A jogabilidade permite que o conteúdo seja absorvido naturalmente e seus resultados sejam potencializados”, Luiz Barna, professor mestre em Comunicação, Semiótica, Linguagem e Games pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (SP).
 

Cases de sucesso da Orc'estra!

A efetividade dos treinamentos gamificados pode ser vista em um dos trabalhos da Orc’estra Gamificação para a UNICEPLAC, antiga Faciplac. O tema do treinamento foi sobre Gerência de Configuração de Software, para a equipe de Técnicos em Informática da universidade.
 
O treinamento teve duração de 6 dias, para não ocorrer uma sobrecarga nos funcionários. Os resultados foram tão satisfatórios que todos os participantes dessa jornada ficaram completamente satisfeitos e conseguiram colocar em prática tudo que aprenderam em pouco tempo.
O treinamento gamificado é uma grande ferramenta hoje em dia! Como se pode ver, a partir dele é possível trabalhar de uma maneira cada vez melhor. E caso você queira ver outros exemplos, visite nosso portfólio e confira nosso cases de sucesso.
Para saber mais sobre gamificação e seus benefícios fique a vontade para ler nosso post “O que é gamificação e como ela pode mudar a sua vida”, para navegar pelo blog, nos seguir nas redes sociais (Linkedin, Instagram e Facebook), ouvir nosso podcast ou entrar em contato conosco!
 
Autor: João Pedro José Guedes. Co-autores: Samuel Ávila e Iuri Severo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: