Impactos da gamificação no mundo empresarial

As relações de trabalho na Revolução Industrial foram fundamentadas em comportamentos repetitivos e pouco autônomos das pessoas, nas quais o trabalhador tem pouca ou nenhuma escolha sobre a atividade que executa, não oferecendo uma sensação além de obrigação no trabalho.
 
Muitos empresários podem se identificar com essa realidade e ver que seu ambiente corporativo se assemelha muito a esse cenário obsoleto. A gamificação, então, surge como uma ferramenta bastante atual e inovadora que busca alterar a dinâmica das relações entre líder e liderado, inserindo um elemento antes ignorado na Era da Informação que vivemos hoje: a diversão.
 
Gamificação é a utilização de mecânica, estética e pensamento baseados em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas. Como os jogos são divertidos, conseguimos imprimir essa sensação de diversão e prazer em um contexto que não é de jogo através dos recursos citados para atingir um resultado que perpassa, mas não se limita, ao prazer.
 
A diversão é um elemento fundamental nos jogos para fazer alguém ter interesse e prazer em jogar, vendo que está construindo algo enquanto interage com o sistema. Como seres sociais, necessitamos de compartilhar nossas experiências com as pessoas, comparar nossas rotinas, sermos motivados e termos companhia para atingir objetivos pessoais e profissionais.
 

A gamificação no ambiente corporativo

Trazendo esse raciocínio pro ambiente corporativo, a gamificação atua como um potencializador dos resultados de uma empresa porque aumenta a capacidade de absorção de conteúdo e eleva consideravelmente o engajamento e satisfação dos funcionários com as atividades da gamificação.

De acordo com o livro “Gamification: Como Criar Experiências De Aprendizagem Engajadoras” da autora Flora Alves, 55% das pessoas demonstram maior interesse em empresas que oferecem games como forma de aumentar a produtividade de seus funcionários, contrapondo os 8% de engajamento espontâneo sem uma gamificação. Isso permite concluir que a gamificação consegue aumentar quase em sete vezes o engajamento de uma empresa, sem contar os benefícios que traz no aumento da absorção de conteúdos.
O ambiente de trabalho e as escolas mudam de geração para geração. No entanto, no ambiente empresarial, encontramos pessoas de várias gerações, compartilhando interesses e competindo por posições melhores. É nesse contexto que a gamificação entra, uma vez que busca tornar as atividades do cotidiano em uma aprendizagem engajadora, atrativa, divertida e efetiva.
 
O aprendizado das pessoas se divide na seguinte proporção:
 
70% aprendemos executando algo 20% aprendemos a partir de outras pessoas 10% aprendemos cursos ou leituras (aprendizagem formal)
 
Isso significa que, para tornar os 10% de treinamentos mais aproveitável, precisamos revolucionar a forma de ensino por meio de conceitos como a gamificação. Assim, englobar elementos de outras áreas (como a execução) torna esse processo de aprendizado mais eficiente.
 
Na criação de uma gamificação é preciso enxergar as atividades empresariais de uma forma que desperte gatilhos mentais e call to actions. Assim, a pessoa naturalmente se envolve com o sistema gamificado voluntariamente e acaba gostando da experiência que tem com ele, uma vez que ela é prazerosa. Essas ações são:
  1. Identificar o problema em seu aspecto mais evidente;
  2. Identificar o que torna aquilo em algo frustrante, tedioso e não divertido;
  3. Projetar e planejar para tornar aquilo em algo mais divertido, pensando no comportamento do jogador.
 
A Orc’estra Gamificação é uma empresa que trabalha na elaboração de gamificações para empresas solucionarem seus problemas de engajamento ou aumentar a motivação de um público alvo dentro de um determinado contexto. Se você ficou interessado para entender mais como a gamificação pode impulsionar os resultados da sua empresa, aumentar a satisfação dos liderados com ela e alavancar a resolução de problemas, fale conosco!
 
Visite nosso portfólio em nosso site e entre em contato conosco para uma reunião de avaliação do seu problema ou objetivo!
 
 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: