
Um mês após o maior evento para empreendedorismo jovem do Brasil, a 25ª edição do ENEJ que contou com palestras, workshops, cases, cursos e debates, deixa marcas. O espírito empreendedor e a conexão entre os empresários juniores se tornam cada vez maiores.
O Encontro Nacional de Empresas Juniores, ocorreu esse ano em Ouro Preto, Minas Gerais, entre os dias 29 de Agosto a 1 de Setembro, sendo o maior ENEJ da história, reuniu mais de 5 mil empresários juniores e estima-se ter movimentado a economia local injetando aproximadamente R$ 3 milhões na região.
O evento pôde nos mostrar histórias incríveis de mulheres e homens empreendedores que nos inspiram, nos motivam e nos conectam. Histórias de pessoas que compartilham os valores do MEJ e hoje impactam positivamente o nosso ecossistema. Entre elas:
Sofia Esteves
Formada em psicologia e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Sofia é empreendedora que fundou um dos maiores grupos de Recursos Humanos do Brasil, incluindo a DMRH e a Cia de Talentos. Já foi premiada pela Endeavor na categoria “Empreendedores do Novo Brasil” e pela Gazeta Mercantil na categoria “Recursos Humanos” com o título “Mulheres Mais Influentes do Brasil”. Sem contar que é a brasileira mais seguida no LinkedIn.
Pedro Navio
Formado em marketing pela ESPM, de São Paulo, Navio foi o mais jovem integrante do board global da Red Bull, que deu origem a uma das marcas mais valiosas e admiradas do mercado mundial de bens de consumo.
A carreira de Navio na Red Bull começou em 2001, quando foi contratado como estagiário. Assumiu posições nas áreas de marketing e vendas até ser apontado como quarto CEO da operação. Atualmente presidente da Kraft Heinz Company no Brasil, uma das maiores fabricante de molhos como ketchup, mostarda e maionese do mundo.
José Finocchio Junior
É autor da Metodologia PM Canvas, tendo conquistado grande adesão nacional. Conquistou o prêmio PMI Professional Award do PMI americano. É também um defensor do movimento Creative Commons que gera e compartilha conhecimento na web gratuitamente. Atua como professor de gerenciamento de projetos da FGV Management e da FIA, duas reconhecidas escolas de negócios, das quais recebeu prêmios e reconhecimento dos alunos por abordar o tema de maneira prática e criativa e mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e possui diversas certificações profissionais na área de projetos.
Anamaíra Spaggiari
Coordenadora de carreiras da Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada em 1991, a instituição tem como missão formar futuras lideranças do Brasil, a partir da disseminação de uma cultura de excelência, da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira.
Depoimentos dos nossos membros:
Sempre soube que éramos muitos e conectados, mas não sabia o quanto isso era forte e incrível até ver aquele auditório lotado com 5.000 empresários juniores de todo o brasil lutando por um mesmo objetivo. Durante todos esses dias nesse evento, foi incrível ver que não importa quem seja, sempre tinha alguém para te ajudar, alguém para conversar. O que eu aprendi nesse evento? A nossa força! Somos movidos para transformar o Brasil, fazer microrrevoluções, e nossa maior força para conseguir isso é a conexão. – Calebe Rios
É nítido como os valores do movimento nos tocam, dá pra ver o brilho no olhar em cada um. Mais incrível ainda é como esse sentimento de comunidade, união, pertencimento e empatia aquecem o coração. E como não? O movimento é um lugar onde você consegue se espelhar na pessoa ao lado e renovar cada vez mais a sua capacidade de acreditar. Afinal, qual a maneira melhor de promover mudança do que juntar pessoas focadas, pilhadas e éticas em pró de uma missão em comum? – Bernardo Henrique